Normalmente, quando compramos um vinho não conhecemos as pessoas por detrás daquela criação — pelo menos não a um nível pessoal. No entanto, há uma casa vinícola no Douro que se distingue das demais graças à proximidade que existe entre os clientes e o produtor. Chama-se MorValley e está apenas disponível online.
O responsável pelo é José Carlos Pinto e, no site, encontra facilmente o seu contacto direto. “Antes ligavam-me três vezes por dia e, agora, chegam-me a ligar 30”, conta à NiT. No final de julho lançou uma nova proposta, mas foi em setembro que a começou a divulgar através das redes sociais. Chama-se Vale de Escadas e é um vinho tinto reserva de 2020. No final de novembro vai lançar um branco.
Combina três castas diferentes: Touriga Franca, Tinta Roriz e Touriga Nacional. “Estamos no Baixo Corgo, perto da Régua, a cerca de 500 metros de altitude. Isto cria vinhos mais frescos e as pessoas gostam muito disso”, explica. Apresenta uma cor rubi e tem um aroma intenso, com notas acentuadas de frutos vermelhos e especiarias. “Nota-se um pouco a madeira, mas a fruta está mais presente”, descreve José. Tem um teor alcoólico de 14 por cento. Combina com vários pratos, mas o produtor destaca o bacalhau no forno, afirmando que a harmonização é “maravilhosa”.
O Vale de Escadas está disponível apenas em pack de seis unidades. Custa 39€. Feitas as contas, cada garrafa fica por aproximadamente 7€. Na compra de duas caixas recebe uma tábua de madeira da marca. Pode adquirir o novo vinho Vale de Escadas no site da MorValley.